A literatura brasileira é dividida em movimentos literários, também chamados de escolas literárias, sendo que esta divisão é feita somente para facilitar o estudo das diferentes estéticas que compõem nossa história literária, bem como para facilitar o ensino de literatura nas escolas.
As primeiras manifestações literárias arte no Brasil surgiram no século XVI, quando os primeiros cronistas escreveram os primeiros registros sobre a terra recém-descoberta e colonizada: Carta de Pero Vaz de Caminha. Este tipo de literatura também ficou conhecido como Literatura de Informação.
Sendo assim, nossa literatura começa a ser sistematizada a partir do Quinhentismo, expressão genérica que denomina todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI. Isso significa que nossa tradição literária conta com pouco mais de quinhentos anos, o que é pouco se comparada à milenar literatura europeia, por exemplo.
A literatura vivenciou diferentes movimentos literários, movimentos esses que foram, inegavelmente, influenciados pela História do Brasil e do mundo.
A literatura brasileira pode ser dividida em duas grandes eras, momentos que acompanharam a evolução política e econômica do país: a Era Colonial e a Era Nacional, separadas por um período de transição que corresponde à emancipação política do Brasil.
A Era Colonial, a vertente histórica de nossas letras, representa a literatura produzida sob a influência da literatura portuguesa. Esse período é representando pelas seguintes escolas:
- Quinhentismo (de 1500 a 1601);
- Barroco (de 1601 a 1768);
- Arcadismo (de 1768 a 1808);
- Período de Transição (de 1808 a 1836).
A Era Nacional marcou o início do desenvolvimento das formas literárias genuinamente brasileiras, período que prezou pela estética e pelo compromisso dos escritores em criar uma expressão própria que retratasse nossas características culturais, sociais e linguísticas. Representam o período as seguintes escolas:
- Romantismo (de 1836 a 1881);
- Realismo (de 1881 a 1893);
- Simbolismo (de 1893 a 1922);
- Modernismo (de 1922 a 1945);
- Tendências contemporâneas.
Silva Laura Abrahão
Nenhum comentário:
Postar um comentário