O tempo cronológico é medido por relógios e calendários, o tempo geológico marca o tempo usando como parâmetro as mudanças ocorridas na crosta terrestre, e o tempo histórico pauta-se nas mudanças nas sociedades humanas.
O tempo histórico tem como agentes os grupos humanos, que por sua vez provocam as mudanças sociais. Neste sentido, ele
demonstra as mudanças sociais, políticas, econômicas e de costumes que ocorreram no decorrer dos tempos.
Certamente, não há limites fixos que demarcam os períodos históricos, o que denota que a cronologia histórica fundamenta-se nas características de acontecimentos que marcaram a humanidade.
De qualquer forma, é importante salientar que o estudo da história é a ÚNICA forma do homem compreender o mundo, a sociedade em que vive e, por conseguinte as causas dos acontecimentos.
Cabe dizer que a divisão do tempo histórico varia de acordo com a crença, a cultura e os costumes de cada povo. Os cristãos, por exemplo, datam a história da humanidade a partir do nascimento de Jesus Cristo. Esse tipo de calendário é utilizado por quase todos os povos do mundo, incluindo o Brasil. No entanto, os judeus de todo o mundo fundamentam o seu tempo histórico em Moisés. Assim, é possível dizer que o ponto de partida de cada povo é o acontecimento considerado mais relevante para ele.
Observa-se que o tempo histórico que se baseia no nascimento de Jesus Cristo, o tempo anterior a este nascimento é representado pelas letras a.C., que significam "antes de Cristo", consequentemente, as letras d.C., traduzem "depois de Cristo".
Deste modo, observa-se que o período que vai do aparecimento dos seres humanos na Terra até o desenvolvimento da escrita, cerca de 3.500 anos a.C., é chamado de pré-história, o que significa que a criação da escrita é um o marco divisório entre sociedades históricas (que dominavam a escrita) e pré-históricas (que não dominavam a escrita). No entanto, a pré-história tem o seu valor e também é estudada. Ela é dividida em períodos:
- Paleolítico ou Período da Pedra Lascada;
- Neolítico ou Período da Pedra Polida;
- Idade dos Metais.
A história, o período que se iniciou com a escrita, também obedece a uma divisão:
- Idade antiga ou Antiguidade;
- Idade média ou Medieval;
- Idade moderna;
- Idade contemporânea.
Cada período será estudado, aqui no SOS Estudante, separadamente, para que você conheça e aprenda a história da nossa humanidade com detalhes. Assim, confira nossas publicações e prepare-se para ser um aluno nota 10.
Silvia Laura Abrahão
Nenhum comentário:
Postar um comentário